VEJA SEU BOLETIM ONLINE

VEJA SEU BOLETIM ONLINE
Click aqui para consulta

quinta-feira, 18 de março de 2010

Cidadania e educação fazem a diferença.

Cidadania e educação fazem a diferença.(parte I)

Todos os anos observamos os transtornos causados pelas fortes chuvas, principalmente nos meses de janeiro a março em nosso Estado. Inundações, deslizamentos, desabrigados, mortos,entre outras consequências.

A chuva por si, não é a causa única desses transtornos. Logicamente que o volume de chuva faz a diferença, alto volume e baixo volume de águas por segundos tem efeitos distintos, mas a consciência e a ação de cada pessoa também fazem a diferença.

Infelizmente não há em nosso município coleta seletiva de lixo. Contudo há coleta periódica, duas, três vezes na semana em vários bairros e no entanto é possível observar o acumulo de sacos de lixo nas ruas. Isso é lamentável!

Falo com base nos bairros que vejo a coleta de lixo serem feita três vezes por semana, creio que deveria ser diária a coleta de lixo, uma vez que não está suprindo a demanda. Porém o pior é observar minutos após a coleta de lixo, moradores jogarem mais lixo no mesmo local que há alguns segundos o lixo foi coletado; realmente os moradores não facilitam o trabalho da equipe de limpeza urbana. São montes de lixo jogados nas esquinas perto dos bueiros, cães, gatos e outros animais rasgam os sacos de lixo e o espalham, entram em cena os insetos baratas, moscas e animais nocivos como ratos, então proliferam as doenças e os problemas.

Devemos pensar em nossa saúde e em nossa vida, não adianta se livrar do lixo e na primeira chuva ficar atolados em inundações e prejuízos. Lixo e entulhos não podem ser jogados nos rios (valões). Devemos exercer nossa cidadania e praticar os bons hábitos de higiene. Para cobrarmos das autoridades devemos fazer nossa parte.


Profª Ubirahyra



Nenhum comentário:

Postar um comentário