VEJA SEU BOLETIM ONLINE

VEJA SEU BOLETIM ONLINE
Click aqui para consulta

segunda-feira, 4 de junho de 2012

5S - Cinco Sensos

5S - o que é
O 5S é o bom-senso que pode ser ensinado, aperfeiçoado, praticado para o crescimento humano e profissional. Convém se tornar hábito, costume, cultura.
A sigla 5S saiu de cinco palavras japonesas que começam com a letra S.
Seiri – Senso de Utilização
Seiton – Senso de Ordenação
Seisou – Senso de Limpeza
Seiketsu – Senso de Saúde
Shitsuke – Senso de Autodisciplina
Como surgiu:
O 5S surgiu no Japão no início dos anos 1950. Na indústria, seus principais papéis são: liberar áreas, evitar desperdícios, melhorar relacionamentos, facilitar as atividades e localização de recursos disponíveis. Trata de uma sigla formada pelas iniciais de cinco palavras japonesas. No Brasil, alguns “S”  foram traduzidos usando palavras variadas. Com isso, o 5S gerou resultados diferentes de um para outro local. A tradução que adotamos é uma das mais praticadas, graças ao trabalho feito pela Fundação Christiano Ottoni (FCO), em empresas e escolas, a partir da década de 90. É tradução adequada a qualquer lugar onde se vive, por não usar expressões exclusivas do meio empresarial. Seus princípios são semelhantes aos princípios da vida.
Senso de Utilização: Desenvolver a noção da utilidade dos recursos disponíveis e separar o que é útil de o que não é. Destinar cada coisa para onde possa ser útil. 
Senso de Ordenação: Colocar as coisas no lugar certo; realizar as atividades na ordem certa.
Senso de Limpeza: É tirar o lixo, a poluição; evitar sujar, evitar poluir.
Senso de Saúde: Padronizar comportamento, valores e práticas favoráveis à saúde física, mental e ambiental.
Senso de Autodisciplina: Autogestão, cada um se cuidando,  adaptando-se às novas realidades de modo que as relações com o ambiente e pessoais sejam recicláveis e sustentáveis de forma saudável.
Trabalhar os 5S é muito importante para nossa vida no sentido geral. Em casa, na escola, no trabalho, na rua observamos as pessoas que nos cercam e acabamos por tomar as mesmas atitudes que elas, mesmo nem sempre concordando com o que fazem; o famoso “todo mundo faz”. Temos que ter atitudes próprias e trabalhar a nós mesmos, assim além de estarmos construindo bons princípios, seremos bons exemplos, com isso todos ganham e criamos a oportunidade de vivermos melhor.  
Pratique os 5S!

Nenhum comentário:

Postar um comentário